Artigos
Tecnologia

Viscossuplementação: uma opção inovadora para aliviar a dor no joelho

escrito por
Dr André França
28/5/2024
Leia em
X
min
Compartilhe esse artigo

Entenda a viscossuplementação, este método de intervenção mínima produz resultados eficazes para reduzir a dor no joelho, através do uso de ácido hialurônico. É uma excelente proposta para quem não conseguiu alívio suficiente com outros tratamentos, continue lendo para saber mais sobre como essa técnica pode mudar sua qualidade de vida.

 

Por que optar pela viscossuplementação com ácido hialurônico?

Viscossuplementação é uma opção eficaz para tratar dor no joelho. Ela é uma ótima escolha se outros tratamentos com medicamentos não deram o alívio esperado. Também é uma alternativa menos invasiva do que a cirurgia. Este método é ideal para situações em que a qualidade do líquido na articulação do joelho está ruim. Isso pode acontecer com artrose, lesões de cartilagem e outros problemas.

O que faz a viscossuplementação funcionar tão bem? O segredo é o ácido hialurônico. Este componente melhora ouso da articulação do joelho. Ele faz os movimentos ficarem mais suaves e alivia a dor. Como é um método não muito invasivo, tem menos riscos de complicações. Além disso, a recuperação é rápida, fazendo o paciente voltar às suas atividades em pouco tempo.

 

Como funciona a viscossuplementação: passo a passo

A viscossuplementação é um processo simplificado, porém altamente eficaz, que passaremos a detalhar a seguir:

  1. Consulta inicial: O primeiro passo é uma consulta com um médico ortopedista, que fará uma avaliação detalhada do estado da articulação do joelho do paciente.
  2. Preparação: Antes da injeção, o médico pode drenar qualquer excesso de líquido sinovial na articulação para reduzir a inflamação.
  3. Injeção de ácido hialurônico: A segunda etapa do processo é a injeção de ácido hialurônico diretamente na articulação do joelho do paciente. A quantidade de ácido hialurônico injetado será determinada pelo médico com base na condição específica do paciente.
  4. Pós-procedimento: Após a injeção, é comum sentir algum desconforto no local da aplicação, mas isso costuma durar apenas alguns minutos. O paciente pode retornar às atividades normais logo após o procedimento, mas deve evitar atividades de alto impacto nos dias seguintes para maximizar os benefícios do tratamento da dor no joelho.
  5. Acompanhamento: O paciente deve fazer consultas de acompanhamento para monitorar os progressos e administrar injeções adicionais, se necessário.

 

Viscossuplementação com ácido hialurônico: Quais são os resultados esperados?

Os efeitos da viscossuplementação não são iguais para todos. Mas, de forma geral, as pessoas notam menos dor e mais facilidade em mexer o joelho. Em duas a quatro semanas após o procedimento, estes benefícios começam a aparecer. Eles podem durar de seis meses até um ano. Importante lembrar que quanto mais cedo é feita a viscossuplementação, melhores são os resultados. Isto ocorre porque o dano à cartilagem é menos grave no começo.

Alguns pacientes talvez precisem demais sessões para manter os bons resultados. Além disso, a viscossuplementação pode ser unida a outros tratamentos. Por exemplo, fisioterapia e novos hábitos de vida, como exercícios suaves e perda de peso. Tudo isso ajuda a deixar o joelho mais saudável e melhorar ainda mais os resultados.

 

Conclusão

A viscossuplementação surge como uma opção segura e eficaz para tratar a dor no joelho, com a vantagem de ser menos invasiva que a cirurgia. Através do uso de ácido hialurônico, este método melhora a articulação e alivia a dor, permitindo o retorno rápido às atividades diárias. Os resultados, em geral, surgem de duas a quatro semanas após o procedimento e podem durar de seis meses a um ano. Vale destacar que o sucesso do tratamento é ainda maior se combinado com fisioterapia e mudanças no estilo de vida.

Agendar consulta

Obtenha orientação médica especializada sobre opções de tratamento para lesões no joelho, dor no ombro, fraturas da coluna vertebral e muito mais com um ortopedista certificado em São Paulo